IPACI Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim

Atendimento: (28) 3155-5364

NOTÍCIA

Publicação: 29/05/2020

Como proteger os seus investimentos em momento de pandemia?


Como proteger os seus investimentos em momento de pandemia?

Neste momento de crise econômica devido à pandemia do novo Coronavírus, muitas dúvidas podem surgir em relação ao dinheiro do servidor: será que os meus investimentos estão protegidos? Será que o IPACI terá dificuldades para pagar as aposentadorias?

Dúvidas bem razoáveis, levando em consideração que o Banco Mundial lançou um estudo em que projeta uma queda de 5% para o PIB brasileiro em 2020. Da mesma forma, o FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê que a economia brasileira deve encolher 5,3% em 2020, em relação ao ano anterior. Se as previsões dos órgãos internacionais se concretizarem, o ano de 2020 irá se tornar o pior ano para a economia brasileira desde o início do século 20.

Para tranqüilizar o servidor da ativa e também os aposentados, o presidente executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, explica que todas as decisões do Instituto referentes ao dinheiro dos trabalhadores são tomadas por um colegiado técnico altamente especializado. “A saúde financeira do IPACI e o zelo pelos recursos dos servidores são o objetivo de nossa gestão”, sentenciou o presidente.

 

Quer saber como tudo funciona?

O diretor financeiro do IPACI, Hudson Dessaune da Silva, explica que o IPACI conta com o Comitê de Investimento que é responsável por elaborar a Política de Investimento, a qual é aprovada pelo Conselho Fiscal do Instituto. A Política de Investimento estabelece os princípios e as diretrizes a serem seguidas na gestão de longo prazo, dos ativos do plano de benefício.

Assim sendo, as aplicações dos recursos dos investimentos passam por processos de decisão colegiada. O que significa que, as diretrizes da Política de Investimento são analisadas e aprovadas pelo Comitê de Investimento, registradas em atas, e publicadas no portal da transparência do Instituto. As movimentações feitas na carteira de investimento são encaminhadas mensalmente à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

O diretor ressaltou ainda, que as Instituições Financeiras e os produtos de Investimento passam por processo de credenciamento, onde o Comitê de Investimento analisa o histórico e a experiência de gestão da Instituição, a rentabilidade, e os riscos dos produtos ofertados.

Para otimização da alocação dos recursos, é utilizado o estudo de gestão entre ativo e passivo do plano de benefícios (ALM), que demonstra os melhores indicadores e seus respectivos percentuais para composição da carteira de investimento, bem como define o período de desinvestimento dos recursos com base no estudo técnico atuarial.

 

Certificação

O presidente executivo do IPACI, Eder Botelho da Fonseca, ressaltou que o IPACI possui a certificação Pró-Gestão Nível II, o que lhe confere o título de Investidor Qualificado. A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado à atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos e serviços.

O Instituto de Previdência conta ainda, com o auxílio de Consultoria Financeira para acompanhamento e monitoramento do desempenho do risco de mercado e da aderência das aplicações dos recursos perante legislação em vigor.

Neste momento de pademia, que acarreta crise ao mercado financeiro, seguindo orientações de economistas, consultoria financeira e demais profissionais do mercado financeiro, não será movimentada a carteira de investimento do instituto para que não seja consolidada a perda de recursos. Sentenciou o presidente.

 

Investimentos

O diretor financeiro do IPACI, Hudson Dessaune da Silva, esclareceu que para os novos recursos, a orientação é que sejam alocados em produtos que possuam baixa volatilidade indexados à taxa livre de risco, como o índice DI. Assim como a maioria dos recursos estão alocados em fundos de investimentos, que possuem patrimônio dividido em cotas, e como o Instituto não precisará dos recursos em curto prazo sendo desnecessário o resgate para o pagamento de benefícios, mesmo a desvalorização de suas cotas não acarreta prejuízo financeiro à carteira de investimento. Não havendo movimentação, basta que as cotas se valorizem novamente para que a carteira de investimento se recupere da desvalorização momentânea causada pela pandemia.

 

 

Rua Rui Barbosa, 24 - Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© 2012 IPACI - Todos os direitos reservados.